Cartão laranja é descartado pela Fifa

Tema mais polêmico da reunião da International Board (IFAB) neste sábado, na Irlanda do Norte, o cartão laranja foi vetado pelo comitê da Fifa. Assim, o futebol não terá a possibilidade de expulsão por apenas alguns minutos, como em esportes como o rúgbi.
A principal mudança autorizada pela IFAB foi a autorização de usar mais auxiliares nas partidas, após a experiência ter sido considerada positiva nas últimas eliminatórias da Eurocopa Sub-19, em outubro e novembro de 2008. O comitê da Fifa permitiu que os testes sejam feitos agora em ligas profissionais.
A regra do impedimento também mudará. A partir de agora, se um jogador deixar o campo sem autorização do juiz, ele será considerado como se estivesse na linha do seu gol, podendo dar condição legal de jogo ao atacante, até que o jogo seja parado.
Sobre a permanência de treinadores na área técnica, a IFAB afirmou que os profissionais poderão ficar no local à beira do gramado sem precisar retornar ao banco se tiverem comportamento “responsável”.
O comitê, que conta com quatro representantes da Fifa e um de cada federação britânica (Inglesa, Escocesa, Irlandesa e Galesa), vetou ainda a ideia de aumentar o tempo de intervalo e decidiu que a proposta sobre o aumento do número de substituições na prorrogação seja discutida pela própria Fifa depois.
Nota do Blog: Gostei da nova regra do impedimento! Mas isso deveria ser feito também se o árbitro autorizar a saída do jogador, pois dessa forma acaba cortando em 90% o cai-cai dos jogadores, que adoram fingir uma lesão para tentar enganar a arbitragem ou para segurar o jogo.
E sobre o cartão laranja? É claro que não ia passar, né?

4 comentários:

Alehquiz disse...

Fejaum, a parada do impedimento, eh soh casos do jogador sair do campo, SEM autorização... num lance de escanteio, o cruzamento na area, o defensor vai pra dentro do cgol, deixando os atacantes 'impedidos', hj em dia ja nao eh marcado impedimento se isso acontece... a saida do jogador com autorização do arbitro, continua normal cara! =)

Fábio Feijão disse...

Tá certo! Passei por cima do "autorizado pelo árbitro". Já arrumei ali no meu comentário! =)

JAKÓ disse...

To procurando o PIU.

Carlos disse...

Tudo é regra né cara, a questão é eles fazerem valer as regras. É que as vezes as regras valem pra uns e pra outros não.

Postar um comentário