Florianópolis está um caos!

Aproveitando que o assunto "Floripa fora da Copa 2014" ainda está quente, aproveito para utilizar este espaço e mostrar a minha indignação com a situação caótica que vive o trânsito de nossa cidade.
Ontem, por volta das 17h30, demorei uma hora e vinte minutos para ir do bairro da Agronômica (ali perto do Koxixos) até à UFSC. Só do Shopping Iguatemi até o CTC da UFSC, um trecho que em dias normais é feito em três minutos, foram nada mais nada menos que uma hora de engarrafamento.
Isso que não estava chovendo, não havia acidente e nem obras na pista.  Alias, sobre as obras na pista, porque nossos queridos governantes não pagam para as empreiteiras fazerem obras na pista após a meia noite? Não é meio óbvio que se você trocar o asfalto da Beira Mar Norte às 17h30 vai causar mais problemas que o habitual?
As perguntas que ficam são:
O que está acontecendo com esta cidade? Se é tão difícil construir novas vias de acesso, porque não é realizado um estudo para mudar o sentido das vias mais afetadas? Onde estão os engenheiros de trânsito? Será que o túnel sub-aquático vai ser suficiente quando ficar pronto - daqui a 30 anos?
Só quem atravessa aquelas benditas pontes (agora com a super extra master plus faixa exclusiva para ônibus) todos os dias às 8h00 e às 18h00 sabe o que estou falando...
Esta excelente charge eu peguei do Blog do Sandro, que viu no Flagrantes do Cotidiano.

7 comentários:

Lu disse...

Realmente, o transito de ontem foi digno de final de copa do mundo na Ressacada. Ali estava a resposta que nossos dignos governantes queriam. É por estar assim a anos que não fomos sede. Ah todas as cidades tem problemas viários, aah sim... tem... mas todas procuram soluções, todas buscam alternativas cabíveis, todas procuram pessoas competentes para ajudar e todas tem beeeeeeeeem mais habitantes que a nossa.
O problema do trânsito da Ilha transcende a questão das pontes. Hoje te garanto, podem colocar mais 4 ponte e 3 túneis subaquéticos (quero ver a fatma e o ibama liberarem isso), e o engarrafamento vai continuar o mesmo.
E vou indo pra casa senão pego aquela fila!

Fábio Feijão disse...

Sorte a sua Lu!
Eu terei que enfrentar a fera frente-a-frente, à partir das 18h00.
Menos mal (ou não) que hoje preciso dar uma passada na UFSC antes.
Só nos resta rezar...

CTM disse...

Apenas um parentesis... as faixas de ônibus considero positivas, o problema dela é que não são suficientes. É só um detalhe de um nceintivo ao uso de transporte coletivo que devia ser muito maior. É simplesmente impossível querer que uma cidade limitada geograficamente como floripa consiga comportar um modelo de transporte individual crescendo exponencialmente. Precisa é de uma mudança de cultura e de foco das políticas públicas, e o corredor de ônibus é um passo nessa direção, mas muito pequeno que se ficar sozinho pode acabar complicando mais que ajudando.

Fábio Feijão disse...

Concordo com você Cristian. A faixa de ônibus seria uma solução se nosso transporte público fosse decente. Também vejo que é uma tentativa (frustrada) de incentivar que as pessoas deixem seus carros em casa e comecem a andar de ônibus.
Mas do jeito que foi feito, é quase como tentar matar um elefante com uma espingarda de chumbinho...

Unknown disse...

nao adianta fazer vias extras em floripa se no final afunila tudo na ponte!!! da na mesma, tem carro e gente pra caralho nessa ilha!!
a prefeitura junto com a inspeculacao imobialiaria querem superlotar a ilha que nao tem espaço pra mais nada! Podem até contruir mais, mas só se destruir todo o meio ambiente da ilha! Pra resolver o problema de transito, floripa tem de investir pesado em transporte publico. só pegar a europa de exemplo!
Nao tem misterio... foda ter tanto incompetente dirigindo nossa cidade!!

Unknown disse...

falta investimento pesado em transporte publico!!
vias extras na cidade nao adianta, tem muita gente e mto carro, afunila tudo na ponte ou beira mar, e vias de acesso, nao mudaria em nada.
Tem que acabar com a cosntrucao de imoveis em floripa e tentar freiar o maximo a vinda de novos moradores para cá, infelimente e felizmente moramos numa ilha onde nao pode se crescer muito e devemos preservar o maximo de suas belezas naturais e nao fazer dela uma metropole e descaracteriza-la como a nossa prefeitura e governo está fazendo há muito tempo!!!

Unknown disse...

cheguei a mandar um email pro cacau (resolvendo ou naum) relatando tmb minha indignação. e naum podia de deixar de agradecer o nosso querido prefeito pela destreza de autorizar obras durante o horário de pico, mas ele naum anda por ali e deve estar cag... pra coisa

Postar um comentário