Segue na íntegra o artigo publicado no site Pavilhão Tricolor:
O Avaí volta a integrar a elite do futebol brasileiro em 2009 após trinta anos de espera. Nas quatro oportunidades anteriores que disputou a série A, nos anos de 74, 76, 77 e 79, o Leão da Ilha não chegou a empolgar sua torcida. A trigésima sexta posição, numa época em que o campeonato nacional chegou a ser disputado por noventa e quatro equipes, marcou a mais notável campanha dos avaianos.
Mas se é verdade que o currículo de títulos do time catarinense denuncia um caráter apenas regional, é o atual trabalho feito fora das quatro linhas que apresenta o resumo e a crônica dos novos tempos. E mostra que, de repente, não seja por uma obra do acaso a presença do Avaí entre os vinte clubes que disputam o principal campeonato do país.
A realidade financeira mais modesta do que a dos clubes de maior tradição não foi empecilho para que o Avaí investisse em infraestrutura. Com recursos próprios e da ASSTA (Associação Social e Cultural dos Torcedores do Avaí), o clube inaugurou, em 2005, o CFA (Centro de Formação de Atletas), um espaço com quatro campos oficiais, anexo ao Estádio da Ressacada.
Atualmente, este centro de treinamento abriga o time profissional e também as divisões de base, dispondo para todos os atletas a estrutura de departamento médico, sala de musculação, fisioterapia, enfermaria, sala de convivência, biblioteca, restaurante e auditório. Além disto, para as categorias júnior e juvenil, há um alojamento capaz de abrigar setenta garotos.
Nos campos do CFA, assim como no da Ressacada, o gramado tem um sistema de irrigação computadorizada e excelente drenagem.
E os bons resultados conseguidos dentro do campo já refletem nas arquibancadas. Se em 2007 a Ressacada, que tem capacidade para 13.533 pessoas, registrava uma média de público anual de 3.945, o acesso à série A e o título do campeonato catarinense deste ano fizeram com que este número subisse para 9.926, contando apenas os três jogos contra Atlético-MG, Coritiba e São Paulo.
Também o número de sócios do Avaí vem aumentado gradativamente e, hoje, já chega a 10 mil. Mas o Departamento de Marketing do clube ainda quer mais e, em poucos dias, será lançada uma forte campanha para angariar novos associados. Dentre as medidas, haverá a possibilidade do torcedor avaiano aderir ao título de sócio através do sítio do clube na internet.
Aliás, o sistema de venda de ingressos on line para os jogos em que é mandante já deixou de ser novidade no clube.
E, à previsão de aumento da frequência da torcida avaiana na Ressacada, as obras para a ampliação das arquibancadas já iniciaram-se.
A Avaí Store é mais um resultado positivo do excelente trabalho feito pelo Departamento de Marketing do clube. São centenas de produtos licenciados, que vão desde bebidas e kits para churrasco a capas de chuva com a marca Avaí. Estes produtos podem ser comprados pela internet ou pessoalmente nas duas lojas oficiais do clube, uma na própria sede e a outra no centro de Florianópolis. Com tanta oferta de produtos exclusivos, há, no site, recomendações expressas aos torcedores para que só comprem os originais.
2 comentários:
que beleza!!
Uns criticam, outros elogiam... e a vida segue!
Postar um comentário