"De Olho na Arbitragem", por Zé do Apito

Olá pessoal! Vamos com mais uma coluna “De olho na Abitragem” aqui no DeVirada, desta vez falando sobre o jogo entre Avaí 1x0 Santo André.
Pois bem, André Luiz de Góias, pelo que vi, deixou um pouco a desejar na parte disciplinar. Poderia ter dado uma advertência ou mesmo expulsado o Marcelinho do campo de jogo, no lance onde ele acertadamente não marcou falta, quando a bola tocou o braço do Emerson dentro da área avaiana. Alí foi à típica bola na mão e não mão na bola, sendo assim o jogo pôde seguir normalmente, mas claramente na TV podemos observar o Marcelinho reclamando muito e até xingando o árbitro, pedindo o suposto tiro penal.
Outro lance, que mostrou falta de entrosamento com o assistente 2, Marco Antônio também de Goiás, numa falta cobrada pelo Marcelinho e claramente desviada pela defesa do Avai, o árbitro marcou acertadamente tiro de canto em favor do Santo André, enquanto o assistente afobadamente marcou tiro de meta. Ele devia ter aguardado um pouco. Como foi um lance frontal ao gol, o árbitro realmente tinha um melhor campo de visão para definir a quem pertencia a posse de bola quando ela saísse de campo.
No mais, percebi um lance, onde o Rafael foi chutado por um adversário. Não consegui revê-lo em mais detalhes para tecer uma opinião mais concreta. Se alguém viu ou tem o vídeo, por favor, comente se ele realmente foi chutado ou não. Caso ele tenha ocorrido a agressão, deveria ter sido expulso da partida, mas mesmo o árbitro não tendo visto o lance, este jogador pode ser julgado pelo tribunal caso seja acusado. Claro que isso apenas acontecerá se as imagens comprovarem isso.
Enfim, senti que o árbitro estava um pouco “perdido” e deixando o jogo correr demais pecando muito na parte disciplinar. Como todo o trio não influenciou diretamente no placar, creio que no geral a arbitragem foi boa e sem grandes complicações.


Zé do Apito
é árbitro e estudioso das regras
do futebol e torcedor do futebol
de Santa Catarina. Sempre que
possível, trará aqui a coluna
"De Olho na Arbitragem", tecendo seus
comentários sobre os jogos do Avaí
e também sobre outros fatos
que repercurtiram durante
o decorrer do campeonato.

2 comentários:

Unknown disse...

Faltou citar que os dois zagueiros (3 e 4) estavam amarelados e o número 3 fez duas outras faltas desclassificantes no Muriqui e o árbitro ficou com medo de expulsar. Acho que isso foi fundamental no jogo. Assim teríamos mais liberdade e certamente mais tranquilidade para poder ampliar o marcador.
Saudações Azurras,
SAndro

Fábio Feijão disse...

Poisé Sandro. Creio que o medalhão do Silas, que viria para impor respeito à arbitragem, possa ser substituído pela "entidade" Avaí Futebol Clube que está aos poucos sendo criada nacionalmente. Hoje não somos mais o "time do Guga", mas sim o sexto colocado no principal campeonato do país que possui o melhor futebol do mundo!
E com isso, ganhamos respeito de todos, principalmente da arbitragem.
Nosso Avaí fazendo côza!

Postar um comentário