"De Olho na Arbitragem", por Zé do Apito

São Paulo 2x0 Avaí
A partida foi dirigida pelo Leandro Pedro Vuaden do Rio Grande do sul. Mais conhecido apenas como “Vuaden”, começou a ganhar status ano passado, onde ele fez uma boa série B e começou na Série A do brasileiro, e nesse ano ingressou no quadro da FIFA, muito conhecido pelo estilo de deixar o jogo correr, que funciona muitas vezes, mas pode se tornar perigoso em jogos mais pesados.
No caso de São Paulo e Avai, ele teve uma arbitragem tranqüila, num jogo onde os times queriam jogar e não praticaram muito o anti jogo. A partida seguiu bem e foi bem conduzida tanto na parte disciplinar quanto na parte técnica.
O Assistente 1, o renomado Altemir Hausmann também da FIFA, foi tranqüilo e muito bem durante o jogo, teve apenas um lance duvidoso, quando no segundo tempo Roberto avançou pela esquerda e claramente estava em posição “legal”, e o Altemir foi bem no lance dando sequencia.
Agora o assistente 2, Marcelo Bertanha Barison, o único do trio que não é FIFA, se mostrou muito inseguro durante o jogo, claramente sentiu a pressão de trabalhar no Morumbi. No primeiro tempo num lance difícil, marcou impedimento do ataque do Avaí: numa cobrança de falta do Marquinhos, o atacante do Avaí estava apenas com o braço à frente, e como o jogador não pode usar o braço durante a partida, ele não pode ser considerado impedido por estar com o braço à frente. O lance foi difícil, mas dá pra notar que o Bertanha demora a marcar, ele levanta a bandeira apenas quando o Rogério faz a defesa, mostrando que ele ficou na dúvida e levantou no “chute”. E no segundo tempo houve a falha mais grave: numa cobrança de falta do São Paulo desviada pela defesa avaiana a bola entrou no gol, e ele erradamente sinalizou impedimento, sendo que a bola foi direto pro gol e não foi desviada por nenhum jogador são paulino. Ele marcou impedimento do Borges que não toca na bola e não participa ativamente do lance, pois não “distrai” nenhum atleta do Avai, pois esta bem atrás da defesa, e mais uma vez ele demorou a levantar a bandeira, chegando a ameaçar correr pro centro (validando o gol). Que mancada Bertanha!
Enfim, Vuaden foi bem, mas teve uma arbitragem prejudicada pelo Marcelo Bertanha, que errou em 2 gols que poderiam mudar a história do jogo. Já Bertanha mostrou que devera remar muito ainda pra ingressar na FIFA.


Zé do Apito
é árbitro e estudioso das regras
do futebol e torcedor do futebol
de Santa Catarina. Sempre que
possível, trará aqui a coluna
"De Olho na Arbitragem", tecendo seus
comentários sobre os jogos do Avaí
e também sobre outros fatos
que repercurtiram durante
o decorrer do campeonato.

0 comentários:

Postar um comentário