Dia Nacional da Coleta de Alimentos

Na foto eu, o Deputado Estadual Peninha e Alessandra coordenadora do projeto

No sábado, dia sete de novembro, os consumidores vão encontrar uma turma diferente nos Supermercados da Capital. Voluntários uniformizados – alguns vestidos de palhaços fazendo atividades de recreação com as crianças – estarão recolhendo donativos no Dia Nacional da Coleta de Alimentos.

O projeto é desenvolvido pela ONG Companhia das Obras do Brasil, criada em 1999, e tem o apoio do deputado Rogério Peninha Mendonça. O objetivo é obter alimentos em supermercados que serão distribuídos para entidades de atendimento a públicos carentes.

Os voluntários que participam da Coleta convidam as pessoas que estão fazendo compras a adquirirem alguns alimentos para oferecê-los a quem precisa. O grupo estará coletando no BIG Iguatemi, no Hippo Supermercado e no Super Xande, da Deodoro, no centro de Floripa. Em Santa Catarina, todo o montante arrecadado será triado e entregue a instituições cadastradas junto ao Programa Mesa Brasil do SESC.

A ideia veio da Itália, onde faz o maior sucesso, e é desenvolvida por aqui desde 2006. Florianópolis vai participar pela terceira vez, junto com mais 19 cidades brasileiras. A meta é arrecadar 85 toneladas de comida em todo o país.

Em cada cidade participante, voluntários responsáveis convidam as redes e supermercados a aderirem à campanha. Para 2009, foi elaborada, por uma equipe de nutricionistas, uma nova lista alimentos que compõe uma alimentação balanceada e rica em proteínas (achocolatado, açucar, arroz, enlatados - ervilha, milho, seleta, feijão, leite em pó, macarrão, molho de tomate, óleo de soja e sardinha). Assim, a lista é pré-estabelecida de forma a melhor atender às necessidades dos programas nutricionais definidos pelas instituições, contribuindo efetivamente e evitando outros desperdícios.

Durante todo o ano, são convidadas outras pessoas para participarem como voluntários. O grupo é composto de funcionários de empresas privadas e públicas, estudantes de universidades, escolas, associações representativas, amigos, familiares etc. Eles podem atuar em atividades que vão desde receber os clientes nos supermercados, explicarem o funcionamento da Coleta e entregar a lista de alimentos, até receber, controlar e estocar os produtos de forma a garantir sua inviolabilidade, transportar e entregar aos receptores.

Para participar contate a coordenadora da Campanha em Florianópolis: Alessandra Santana (48) 8439-6370 (Sandra.virtual@gmail.com)

Leia a matéria na íntegra aqui:

0 comentários:

Postar um comentário