Conheça um pouco da história das bolas oficiais da Copas do Mundo!

Em 1930, a bola da primeira Copa do Mundo era feita de couro com uma abertura para entrada de câmara de ar de borracha. A abertura tinha costura de cadarço que incomodava os jogadores nas cabeçadas, por isso o costume de faixas ou toucas dos jogadores daquela época. Além disso, a bola praticamente dobrava de peso quando molhada.
Na primeira final de Copa do Mundo a bola foi motivo de desentendimento. Uruguaios e Argentinos queriam jogar com tipo de bolas diferentes. A solução foi uma bola para cada tempo de partida. Curiosamente cada equipe teve desempenho melhor com o tipo de bola preferido. Os uruguaios fizeram três dos quatro gols da final com a bola mais pesada e os argentinos fizeram seus dois gols com a bola mais leve de sua preferência.
Depois da Segunda Guerra as bolas utilizadas na Copa do Mundo já não tinham mais costuras externas. Em 1950 a marca da bola da Copa do Mundo realizada no Brasil era a Superball. No Mundial da Inglaterra de 1966 a bola tinha 24 gomos e era feita pela empresa inglesa Slazenger.
Em 1970 pela primeira vez a bola teve as cores preto e branco na história da Copa do Mundo. Esta bola tornou-se um arquétipo para as bolas de futebol. A Telstar era feita de couro e tinha os gomos em hexágonos brancos e pentágonos pretos. A Adidas Telstar também foi usada na Copa da Alemanha Ocidental em 1974.
Na Copa do Mundo de 1978 a bola oficial Tango chegou com um novo design que praticamente foi o mesmo até a Copa do Mundo de 1998. O desenho da Tango criava a impressão de 12 círculos.
Em 1982, as partidas foram jogadas com a Adidas Tango España, que se diferenciava com novidade da costura impermeável. A Tango España foi a última bola de couro a ser usada em Copas do Mundo.
Em 1986 a Adidas Azteca se tornou a primeira bola sintética utilizada na Copa do Mundo. A vantagem era que as novas bolas passavam a ser impermeáveis. O desenho era uma variação da Tango com inspiração na cultura asteca.
Na Copa do Mundo seguinte, na Itália, a bola oficial foi a Etrusco Unico, mesma bola usada na Eurocopa de 1992. A bola continha uma capa interna de espuma de poliuretano, tornando-a a primeia bola com impermeabilização total nas Copas do Mundo.
Os detalhes do desenho da Copa de 1990 foi uma homenagem aos etruscos, povos que viveram na península Itálica entre os 1200 e 700 a.C.
A Adidas Questra foi a bola oficial da Copa do Mundo de 1994 nos Estados Unidos. A bola continha espuma de polietileno, tornando-a mais rápida. Muitos goleiros na época reclamaram da imprevisibilidade da direção em chutes quando a bola estava molhada.
Em 1998 na França, a bola Tricolore foi a primeira bola multiculorida das Copas do Mundo. A bola também era mias durável, devido ao revestimento de espuma sintética.
Em 2002 o desing da Tango foi abandonado de vez. A Adidas Fevernova trouxe um desenho totalmente inovador para a Copa do Mundo da Coreia do Sul e Japão. A bola passou a ter três camadas de espuma sintética para gerar menos desgate, mas que gerou críticas por ser muito leve.
A Adidas Teamgeist ou +Teamgeist foi a bola oficial da Copa do Mundo da Alemanha de 2006. Seu nome significa "espírito de equipe" em alemão. A Teamgeist inovou em ser mais lisa e ser formada por apenas 14 gomos. Em todas as partidas da Copa do Mundo de 2006 as bolas tinham as informações do jogo (nome das seleções, horário local e data).
As bolas da final tinham detalhes em dourado e continham a inscrição "Final" e não o nome do jogo.

0 comentários:

Postar um comentário