E Jabulani, hein?!

A bola da Copa do Mundo da África é a bola mais comentada da história. A maior parte dos jogadores, quando questionados à respeito da redondinha, só trouxeram xingamentos.
Júlio César, goleiro da seleção brasileira, chegou a dizer que a bola é horrível e que parece as bolas que compramos em supermercados.
Na minha opinião, é questão de tempo para que os craques passem a tratar a redondinha com o carinho que ela merece, afinal, a Adidas afirmou que esta é a "melhor bola de todos os tempos".
Quer saber mais sobre a estrela principal dessa copa? Veja à seguir:
• A Adidas Jabulani é a bola oficial do Mundial de 2010 na África do Sul. Desenvolvida pela Adidas, empresa alemã de equipamentos esportivos, a Jabulani foi apresentada antes do sorteio dos grupos da Copa do Mundo, em 4 de dezembro de 2009, na Cidade do Cabo.
• Jabulani significa "Trazendo alegria para todos" em IsiZulu, língua banta, original do povo zulu. O IsiZulu é uma das 11 línguas oficiais da África do Sul. Os outros idiomas oficiais do país sede da Copa do Mundo de 2010 são representados nas 11 cores diferentes da Jabulani.
• O número das cores da Jabulani também representam os 11 jogadores iniciais das equipes, as 11 comunidades da África do Sul que receberão os eventos da primeira Copa do Mundo na África.
• A Adidas Jabulani Angola é uma versão usada na Copa das Nações Africanas de 2010. A Adidas Jabulani Angola se diferencia da bola oficial da Copa do Mundo de 2010 nas cores de Angola, país sede do CAN 2010.
• Anteriormente as bolas de futebol tinham mais gomos (14 na última Copa do Mundo) e estes eram planos. Esta nova tecnologia promete dar mais precisão aos chutes, aderência e melhor trajetória no ar.
• Para a final da Copa do Mundo da África do Sul a bola oficial será a Jo'Bulani. O nome é um trocadilho de Joanesburgo (cidade que será realizada a final do Mundial) com Jabulani (bola oficial da Copa do Mundo de 2010).

0 comentários:

Postar um comentário