No curso de Sistemas de Informação da UFSC, temos algumas disciplinas da área de administração. Um dos assuntos mais enfatizados pelos professores baseava-se no princípio que o custo para trazer um cliente de volta é muito maior do que o custo para manter este mesmo cliente.
Quem aqui, por exemplo, nunca compartilhou com seus amigos a sua insatisfação com um determinado produto? E a sua satisfação com outro produto? Será que foi compartilhada da mesma forma e com a mesma intensidade? Sabemos que não.
Além disso, para que um cliente insatisfeito retorne à consumir aquele produto, há necessidade que a vantagem seja no mínimo igual a que ele desfrutava anteriormente.
Por essas e outras que o Avaí, para fazer com que seu torcedor volte ao estádio, precisa manter suas promoções e estudar outras mais atrativas, como bem lembra o nobre colega nômade, Bruno Carvalho, no Resistência Avaiana. Não adianta fazer promoção de ingresso por um jogo e depois, retornar o alto valor por mais um ano.
O torcedor vai voltar sim, aos poucos, mas a diretoria precisar fazer com que isto aconteça.
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