Carta Aberta - Reformulação dos Times das Categorias de Base do Avaí Futebol Clube (por José Tiago M. de Albuquerque)

Dirijo-me a Vossa Senhoria nesta oportunidade, para externar minha opinião e também minha preocupação com relação aos times que fazem parte das Categorias de Base do Avaí, como por exemplo Infantis, Juniores, Juvenis, Sub-16 e Sub-23.
Não me recordo de mais alguma categoria. Se existe, desculpe pela minha omissão e desconhecimento.
É preocupante, pelo fato do que aconteceu durante todo o ano de 2010. Não ganharam nada. Nenhuma categoria ganhou nada. Ou estou enganado?
Recordo-me, agora, que o sr. Roberto Alves quase no final do ano passado em sua coluna esportiva no Jornal Diário Catarinense, questionou os resultados negativos dos times de base do Avaí Futebol Clube, mesmo com a mudança de técnico durante a temporada. Não sei se esse comentário do sr. Roberto Alves isso surtiu algum efeito no clube. Mas deveria surtir, pelo menos.
Acho que tenho o direito de me manifestar sobre esse assunto, haja vista que além de torcedor avaiano, sou sócio da cadeira no Setor D (W-137) onde a adquiri em janeiro do ano passado. E todo mês, no dia 10, é debitado em minha conta bancária R$ 95,00, muito embora não consiga usufruir da referida cadeira nos dias de jogos, pois sou membro da equipe da Justiça Presente e temos uma infraestrutura perfeita cedida pelo clube para nos dar apoio. Mas mesmo não usando a mencionada cadeira, faço questão de que seja debitado todo mês o valor correspondente, pois é uma forma de ajudar financeiramente o clube. Estou contribuindo pra isso. Faço minha parte.
Já em diversas vezes agradeci à presidência e às diretorias pelo tratamento extraordinário e profissional que dão para toda a nossa equipe da Justiça Presente.
Quero deixar bem claro que, agora, não estou aqui me dirigindo a Vossa Senhoria como membro da Justiça Presente. Não tem nada a ver com isso. Como já o disse acima, estou na condição de torcedor e sócio avaiano. E por isso, tenho direito a esta minha opinião.
Talvez possa estar enganado novamente, mas tenho a impressão de que muitos daqueles rapazes ou garotos, sei lá como são tratados nos alojamentos que fazem parte dessas categorias de base, não são jogadores de futebol de fato.
Já muitas vezes no ano passado me falaram que "os times são fracos" e "com esses jogadores aí, o Avaí não vai ganhar nada".
Parecia pressentimento.
Dito e feito.
Não ganharam nada mesmo.
Acredito que com muitos "jogadores" das categorias de base chegaram e falaram pra eles: "vocês vão ser jogadores de futebol na vida" e muitos acreditaram nisso.
Sinceramente, dá para perceber que muitos ali "não jogam nada".
Ou será mais um engano meu?
Não conheço o responsável por essas categorias de base do Avaí Futebol Clube atualmente, mas gostaria que o mesmo tivesse conhecimento da minha preocupação que aqui me manifesto.
E espero que neste ano de 2011, com nova reformulação nos elencos das categorias de base, o Avaí consiga dar de "presente" aos torcedores resultados positivos e títulos, para que possamos comemorar juntos na Ressacada com muita alegria mais uma "batalha" vencida pelos verdadeiros jogadores de futebol de base.
Não esqueça os vexames que os elencos da Sub-16 num campeonato realizado na Ressacada e do Sub-20 no Brasileiro, ambos do ano passado, nos proporcionou.
Tomara que o técnico e o responsável por essas categorias estejam tão preocupados quanto eu.
E que essa minha manifestação surta algum efeito positivo este ano.
E os que "não jogam nada", com diversos amigos meus sempre repetem, não façam mais parte do Avaí Futebol Clube este ano.
Que venham jogadores de verdade.
Que venham resultados positivos.
Que venham às vitórias.
Estou errado?
Atenciosamente,
José Tiago M. de Albuquerque
Tribunal de Justiça
Obs.: Esta carta aberta foi direcionada ao presidente João Nilson Zunino

2 comentários:

Eduardo disse...

Uma cobrança positiva, mas que se tenha cuidado!!

Querer que crianças do sub-16 sejam jogadores de futebol, é errado!! porém a sub-20 e sub-23... que se de nossão de responsabilidade para eles...

querem ser criança, ser baladeiros, pegar a mulherada, então que façam.... MAS QUE ENTREM EM CAMPO E RESOLVAM!!! Se não consegem então que durma cedo e corte a gelada, pois teu trabalho exige isso!!

ronaldinho gaúcho, renato gaúcho, ronalducho, neymar e mtos outros faziam isso, mas eles resolviam os jogos que entravam!!!

Ta faltando responsabilidade dos jogadores e punho firme dos comandantes destes.. SEJAM REALISTAS COM ELES!! Categoria de base custa caro, e jogador que não quer tentar, que vá embora!!!!

BOA SORTE LEÃO !!!

Anônimo disse...

Na minha opinião as categorias de base não tem que se preocupar em ganhar títulos mesmo, mas em fazer o melhor trabalho possível possibilitando aos atletas (e possíveis futuros atletas do time profissional do Avaí F.C.) uma boa estrutura para aprimoramento técnico, tático e o que mais envolva a formação profissional adequada aos atletas.
É uma opinião pessoal. Sei que há muitos adeptos ao "Dunguismo" no futebol atual. Estes vêem que o importante é ganhar, ser campeão. Se for infantil, juniores, nem sequer vislumbram pensar sobre a formação do jogador de futebol. Se esses jogadores de base todos forem "botinudos" com raça e que ganhem de 1x0 em um esquema 6-3-1, estes "Dunguistas" se gabam porque o time ganhou o título com os meninos.
Mais a diante, se apavoram e fazem críticas ao clube por não revelarem bons jogadores para o time principal.
Roberto Alves falar, eu até entendo, por razões óbvias aos menos ingênuos..mas torcedores do Avaí fazendo côro com ele? Eu não entendo!

Postar um comentário