O favoritismo é do Criciúma?


Muitos estão dando como certa a vitória do time do sul do estado na noite de hoje. É claro que tamanho otimismo não está sendo dado ao acaso: além de uma campanha excepcional do Criciúma e com o ataque mais positivo da competição, o fator casa - certamente o Heriberto Hulse estará lotado - também é um fator que deve ser levado em conta.
Mas no outro lado da moeda, não podemos esquecer que em um "clássico" (entre aspas mesmo, porque sou da opinião que em Santa Catarina, só existe um clássico atualmente: Avaí e Figueirense. Mas isso é outra discussão...) geralmente o que conta é o fator motivação. Ao longo dos meus 27 anos de idade, já acompanhei uma porção de clássicos da capital, e a famosa "regra" que diz o time que está por baixo, vence, é realidade na grande maioria dos jogos. 
E hoje, o time que está se mostrando menos qualificado é o Avaí, porém contando com uma motivação extra: nos últimos jogos, o Leão da Ilha está em ascensão na tabela, com 100% de aproveitamento, enquanto o Criciúma vem de uma sequencia instável, algo que não havia acontecido até então no campeonato. Analisando as últimas 4 rodadas da competição, o "momento" é do time da capital do estado.
Por essa série de fatores, não consigo apontar um favorito. Apenas após os primeiros minutos de jogo, saberemos: se entrar em campo o Avaí daquela vitória por 2x0 contra o América-MG, as chances ficam do nosso lado. Mas se for aquele Avaí que perdeu para o Atlético-PR em casa, pode colocar os três pontos na conta do Tigre.

0 comentários:

Postar um comentário