Ricardinho: um mero expectador.

Do céu ao inferno em duas partidas. Esse está sendo Ricardinho no comando técnico do Avaí. 
Na partida de hoje contra o Oeste, o Avaí começou bem com um toque de bola de qualidade e logo no início fez seu gol. Cléber Santana e Marquinhos Santos tabelando, era coisa bonita de se ver! Parecia que ia golear.
Mas aos poucos o time da capital dos catarinenses foi cedendo espaço. O 4-4-2 armado por Ricardinho, com "dois camisas 10" parecia ser ousado demais para um jogo fora de casa, para não dizer suicídio. E durante a segunda metade do primeiro tempo e todo o segundo tempo, o Oeste sufocou o Avaí, este totalmente desprovido de marcação, abusando de perder gols. 
E Ricardinho? Trocou atacante por atacante, ao invés de reforçar a marcação nula do meio de campo. Poderia ter colocado o Thiesen para reforçar o meio? Sim! Poderia ter deslocado Eduardo Costa como terceiro zagueiro? Sim! Poderia ter feito qualquer coisa para reforçar a defesa? Sim, mas não fez!
Aí, no último lance da partida, em um escanteio, o Leão da Ilha "faz coisa" novamente: permite que o goleiro do time adversário, totalmente sozinho, empate o jogo e dê números finais à partida.
Que a verdade seja dita: 1x1 ficou de bom tamanho para a pressão que o Avaí tomou!
E Ricardinho, por favor, dá uma lida nesse post aqui do DeVirada! Precisamos de TRÊS zagueiros e apenas UM atacante urgentemente. Senão vai ser sempre a mesma coisa!

10 comentários:

Raniere disse...

O problema não é o uso de 3 zagueiros, o problema mesmo são dois volantes lentos, Eduardo Costa e Alê. Ou um ou outro. Cadê o Marrone? Outro problema está nas laterais. Que que é isso? E o maior problema é o treinador. Completamnte perdido.
Grande abraço.

Fábio Feijão disse...

Raniere,

O Avaí não tem laterais que saibam marcar. Por isso, precisa de 3 zagueiros para cobrirem os flancos e dois volantes para forçar o meio.

Abraços!

Raniere disse...

Fábio, é questão de qualidade de jogador e posicionamento. 4-4-2 ou 3-5-2 se escolhe pelo que se tem a disposição e não por questão de ser um esquema melhor ou pior. Pode dar certo nao Avaí? Pode! Mas pergunto, quem serão os 3 zagueiros?
Grande abraço.

Fábio Feijão disse...

Raniere,

A questão é que colocando 2 homens na frente (como Ricardinho fez hoje), deixa o meio muito desprotegido. Dessa forma, temos que colocar apenas um homem de frente, camisa 9. Aí, se deixar um terceiro meia, congestiona aquele setor, prejudicando o futebol de Marquinhos e Cléber Santana.

Assim sendo, o mais sensato é partir para um 3-6-1. Os três zagueiros? Que coloque um guri da base ou desloque o Alê praquele setor e bote o Thiesen alí no meio. Enfim, qualquer um que reforce nossa marcação.

Abraços!

Raniere disse...

Bom, é apenas o primeiro jogo. Pelo menos o torcedor não começa sendo enganado. Podemos e devemos melhorar. Terça tem mais.
Grande abraço.

Anônimo disse...

"Ter um meio de campo com Marquinhos Santos, Eduardo Costa e Cléber Santana não é para qualquer um"....huahuahuahuahua
Não é mesmo, ninguém quer esses velhinhos no time pra tomar olé do todo-poderoso oeste...KKKKKKKKKKK...placar moral do jogo
Oeste 5 x 1 time do mangue

Eu também vou falar disse...

Se reforçasse a marcação como você quer e levasse o empate do mesmo jeito, aposto que você estaria criticando o Ricardinho por colocar o time atrás, que o Avaí é time grande e tinha que se impor, atacando. É fácil ser profeta do passado.
Abraços
Paulinho

Fábio Feijão disse...

Raniere,

É isso aí! Vamos torcer, agora na Ressacada! Até lá!

Abraços!

Fábio Feijão disse...

Anônimo,

Engraçado: secador sempre tem MEDO de mostrar a cara.

Abraços!

Fábio Feijão disse...

Eu também vou falar,

Primeiro: se o Avaí tivesse vencido por 1x0, seria motivo de comemoração pelos 3 pontos, mas serviria de alerta a péssima apresentação do Avaí da mesma forma.

Segundo: Profeta do passado? Leia o DeVirada com mais calma antes de conclusões precipitadas. Na quinta-feira, portanto um dia antes do jogo, fiz um post alertando sobre minha preocupação quanto à formação tática do Avaí, justamente no que diz respeito à marcação:
http://www.devirada.com.br/2013/05/4-5-1-ou-3-6-1.html

Abraços!

Postar um comentário