Tecnologia x Esporte x Solução? Por Thiago Teixeira Laurentino

Hoje, muito se criticam os árbitros, por inúmeros erros, principalmente no futebol, pois em vários outros esportes, a tecnologia se faz presente, auxiliando o ser humano, e trazendo um resultado mais justo aos esportes.
Exemplo temos muitos, a natação hoje, não tem mais os “olheiros” na borda da Piscina, temos placas, que ao serem tocadas, nos dão com precisão, o vitorioso, inclusive com milésimos de segundos. Na esgrima, os atletas usam coletes, que acusam os golpes, tornando assim, mais preciso as marcações. No Judô, já está em fase final, um colete, que também vai auxiliar na marcação dos golpes, assim que tocado. As corridas de atletismo, contam com câmeras, tirando a dúvida de quem realmente é o vencedor. No vólei, hoje se tem os recursos das câmeras. No tênis, o jogador pode desafiar, quando acha que uma marcação equivocado do árbitro ocorreu, sendo mostrado num telão, se houve ou não procedência na marcação. O futebol Americano, é outro que faz uso da tecnologia, onde os árbitros, juntamente com todos do estádio, podem recorrer para acertar ou confirmar a sua decisão, mas sem que o lance pare, onde eles jogam as famosas flanelas amarelas, e se for necessário, fazem uso do recurso visual, e depois falam, para todos do estádio, o que marcaram.
Onde queremos chegar com isso? Vamos trazer para o futebol? De que forma funcionaria? Será que não tiraria o dinamismo do futebol?
Bem, o torcedor Avaiano, lembra bem do campeonato de 1999, se tivesse o recurso da tecnologia, não teríamos um campeão diferente? O que dizer do campeonato Brasileiro de 2005, onde o jogador Tinga, sofre um pênalti claro, não marcado e ainda é expulso? Se for citar aqui os exemplos de erros, teremos muitos a relatar.
Na minha opinião, acho que sim, é válido o uso da tecnologia, mas de uma forma simples, pois a FIFA, quer colocar chip's nas bolas, nas traves, nas linhas em tordo do gramado, gastando milhões, com este recurso, mas ao meu ver, não resolve muito. Acho que o recurso, das inúmeras câmeras que hoje se fazem presentes nos estádios, seria de mais valia.
Sendo que o capitão de cada time, teria a chance por 3 vezes, ao longo de 90 minutos, de pedir o recurso da televisão, e este recurso(com tira-teimas, ângulos diferentes), caberia ao trio de arbitragem, fazer a verificação, e confirmar ou não a marcação outrora, sendo que o outro time, em nada poderia contestar. Talvez, até mesmo, as imagens do lance em questão, fossem exibidas nos telões dos estádios.
Um exemplo claro, o último confronto do Avaí, em casa, frente ao Ceará. Caberia ao Marquinhos Santos, solicitar as imagens, dos lances. Assim como, o capitão do Ceará, solicitaria a imagem, onde o jogador Léo Gamalho, reclamou pênalti.
O mais difícil, seria orientar, os jogadores, a não parar num lance, por exemplo, de um impedimento, onde o Bandeira levantaria seu instrumento, porém o árbitro, não pararia a partida, e o lance continuaria, até a bola parar. Cabendo ao capitão, fazer uso de uma de suas 3 solicitações, se ainda o tiver.
Ao meu ver, acho que o futebol é que ganharia, assim como os árbitros, teriam um algo a mais no lance, para ter a sua atenção redobrada.
Também sou a favor, de que tudo o que os árbitros, falam dentro de campo, o delegado da partida, tenha esta audição, assim evitaria que os árbitros, desrespeitassem os jogadores em campo com ameaças (Ex: Sr. Ronan Marques da Rosa, onde ameaçou Marquinhos de expulsá-lo).
Assim como os árbitros querem o devido respeito, os jogadores também o querem, bem como a torcida e os clubes.
Acho que a tecnologia, traria resultados bem mais justos, evitaria o tal “favorecimento”, e os clubes, profissionais, torcedores, teriam a sensação de que o resultado foi limpo e correto.

E você torcedor, qual a sua opinião sobre a tecnologia dentro do esporte? É válida ou não?

0 comentários:

Postar um comentário