Homenagem aos Campeões de 2009

O Avaí irá homenagear no jogo diante da Chapecoense, no próximo sábado, dia 12 de outubro, os atletas campeões catarinense de 2009. Os nomes dos heróis que conquistaram o título estarão estampados nas camisas dos jogadores que enfrentarão o time do oeste catarinense, a partir das 16h20min, pela 29ª rodada da Série B.
Esta é mais uma homenagem da série que está retratando as conquistas históricas nos jogos em casa durante o Campeonato Brasileiro de 2013. A ação faz parte da programação oficial dos 90 anos do clube.

Os atletas avaianos campeões em 2009 eram:

Goleiros – Eduardo Martini, Paes, Diogo;
Laterais – Arlindo Maracanã, Uendel, Eltinho, Renan Oliveira, Medina;
Zagueiros – André Turatto, Emerson, Rafael, Leandro Bambu, Juninho Alves;
Volantes – Wendel, Marcus Winícius, Bruno, Leo Gago, Pingo, Ferdinando, Dimas;
Meias – Válber, Marquinhos Santos, Thomaz, Caio, Gustavo, Davi;
Atacantes – Rafael Costa, Odair, Cristian, Evando, William, Lima, Thiago.
Comissão técnica: Silas, Paulo, Marcinho, Guilherme, Duca, Sandro, Emerson Buck, Neguinho, Moisés Cândido, Márcio Azevedo, Dr. Luis Fernando Funchal, Dr. Rodrigo Bolassel, Dr. Pedro Araújo, Ademir, Pereirinha, Ricardo, Eduardo Gaspar. Presidente: João Nilson Zunino, Vice: Eduardo Gomes.

O Catarinense de 2009

O Campeonato Catarinense de 2009 era divido nas seguintes fases: turno, returno, quadrangular e final. Sendo que os campeões do turno e returno garantiam seus lugares na terceira etapa, onde os quatro times envolvidos disputavam entre si, com jogos de ida e volta, duas vagas na grande final da competição.
O início da competição não foi o esperado do time do Avaí. No primeiro turno, o Leão da Ilha teve atuação razoável e terminou a fase em sexto lugar com treze pontos conquistados.
Decidido a garantir a classificação para o quadrangular semifinal, o Avaí foi arrasador no segundo turno, obtendo sete vitórias dos nove jogos disputados, fechando a fase com 22 pontos. Também garantiu a melhor colocação na classificação geral.
Já na terceira etapa do campeonato, o grupo era formado pelas seguintes equipes: Avaí, Chapecoense, Criciúma e Joinville. O Avaí terminou com 11 pontos, mesma pontuação da outra equipe classificada para a final, a Chapecoense.
No regulamento do catarinense, estava previsto que a equipe com melhor campanha ao longo do campeonato teria direito a jogar a final por dois resultados iguais e empate na prorrogação. Ou seja, dois empates ou uma vitória para cada lado e mais o empate na prorrogação dariam o título ao Leão. Além disso, o detentor da melhor campanha também poderia disputar a segunda partida em casa.
No primeiro jogo das finais, o Avaí sofreu derrota diante da Chapecoense por 3 a 1 no Estádio Regional Índio Condá. Com isso, o Leão foi pressionado para o jogo de volta na Ressacada, pois era necessário devolver o mesmo placar para levar o jogo à prorrogação.
O jogo de volta estava previsto para as 16 horas, do dia 3 de maio de 2009, na Ressacada. O Avaí buscava se encontrar em campo quando sofreu um gol da equipe de Chapecó, logo aos 9 minutos do primeiro tempo. O Gol do Leão saiu somente aos 31 minutos após Evando chutar cruzado e terminar o primeiro tempo empatado em 1 a 1.
Mas o Avaí ainda precisava marcar mais dois gols para então levar o jogo para a prorrogação. Com este propósito a equipe voltou ao segundo tempo determinado a vencer. E logo aos cinco minutos do segundo tempo, em uma falta na entrada da área, Léo Gago cobrou rasteiro e deixou o Leão na frente no placar restando apenas um gol para levar o jogo a prorrogação.
Aos 34 minutos do segundo tempo, após bola escorada por Evando, o capitão do time azurra, Marquinhos, marcou o terceiro do Avaí e levando a emocionante decisão para o tempo extra.
Logo aos oito minutos do primeiro tempo da prorrogação, Lima foi a linha de fundo e cruzou para Marquinhos, novamente, deixar o Leão na frente na decisão. Ao decorrer da partida, o atacante Lima e o volante Ferdinando fecharam a conta dos 3 a 0 em cima da Chapecoense e levando o Avaí ao seu 14º título catarinense.

Fonte: Site Oficial do Avaí

0 comentários:

Postar um comentário