América-MG, acesso se conquista dentro de campo!

Jogadores emocionados e torcida de pé nas arquibancadas: é assim que se comemora um acesso dentro de campo
Foto: Jamira Furlani / Avaí FC
Se dependesse das manchetes sensacionalistas de alguns órgãos da imprensa, o Avaí já teria sido punido injustamente por racismo este ano, mesmo que o Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) seja muito claro, conforme expliquei aqui e logo depois foi confirmado pela justiça. Preferiram a audiência do que o compromisso com os fatos.
Agora, muitas dessas mesmas agências, aparentemente com escassez de notícias neste intervalo de final de ano, insinuam em suas manchetes, que o Avaí, legítimo integrante da Série A 2015 através do que conquistou dentro de campo, teria chances de ficar na Série B.
De onde o boato surgiu
Em julgamento que ocorrerá no início de 2015, o Icasa, clube que ano passado foi à justiça comum em busca de uma vaga na Série A sem que se esgotasse todas as instâncias desportivas, deve ser punido pelo TJD. A esperança infundada do América-MG, é que o Avaí (time que conquistou o acesso de forma legitima dentro de campo), também seja punido, pois segundo uma tese sem fundamentos do time mineiro, os pontos conquistados em cima do Icasa seriam desconsiderados.
Prontamente desmentido
Tal absurdo foi prontamente desmentido pelo procurador-geral do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), Paulo Schmitt, que afirma não ter jurisprudência nem previsão de exclusão de pontos de um time punido após o término de uma competição. O procurador ainda diz que o Icasa deve sim ser punido, mas apenas ele e não outros clubes que nada tem a ver com o caso, como o Avaí por exemplo.
Além disso, Sandro Barreto, o advogado do Avaí, lembra que tanto o Código Brasileiro de Justiça Desportiva e a FIFA, entidade máxima do futebol, prevê que o que foi conquistado dentro de campo tem que ser priorizado.
América-MG indo pelo caminho errado
Vale lembrar que o América-MG já foi punido exemplarmente este ano por escalar jogador irregular na Série B e agora, mais uma vez no tapetão, quer conquistar o que não conseguiu dentro de campo.
Outro fator que joga contra o time americano, foi a entrevista dada ao jornal O Tempo de Minas Gerais pelo membro do conselho do clube e deputado estadual, Alencar da Silveira Júnior. No artigo, o jornal destaca que "o dirigente entrará com ação na Justiça Comum para defender América" (indo contra ao que preconiza a CBF e FIFA).
Além disso, o mesmo jornal afirma: "o deputado encaminhará uma petição à Assembleia Legislativa de Minas Gerais contra a posição da CBF no caso". Isso é justamente o contrário do que o nosso colega do ESPNFC, o blogueiro Matheus Laboissière, corretamente e lucidamente recomenda em seu post. Reproduzo o trecho: "...FIFA, que num de seus artigos proíbe interferência política no futebol, seja de governos ou entidades."
O Avaí está seguro. Já o América-MG deve tomar cuidado.
Todos os indícios apontam para uma larga e confortável segurança para o Avaí Futebol Clube. Já para o América, espero que se reforce dentro dentro das quatro linhas para o ano que vem, tome mais cuidado com inscrições de atletas irregulares e conquiste seus feitos dentro de campo. Se fizerem metade do que estão afirmando que farão, além de não conseguirem reverter no tapetão o que não tiveram competência de conquistar dentro de campo, a tendência é que sejam punidos severamente pela CBF e pela FIFA.
Via ESPNFC

1 comentários:

Anônimo disse...

Carlos Avaiano

ETÁ MAIS QUE PROVADO, O AVAI É O REI DOS ACESSOS LEGAIS.
NÃO TEM EMOÇÃO MAIOR QUE FESTEJAR EM CAMPO E NAS ARQUIBANCADAS EM TEMPO REAL.
MAS PRA PULADORES DE REGRAS, ISTO DÓI NA CONSCIÊNCIA.

Postar um comentário