O Zunino subiu

Existe um Avaí antes e outro depois de Zunino
Reprodução / Avaí FC
Depois de alguns anos lutando contra um câncer, o ex-presidente João Nilson Zunino morreu na noite de ontem.
Dentre muitos erros e acertos, Zunino foi um dos melhores presidentes da história avaiana. Além de reestruturar completamente o patrimônio do Avaí, aumentando e modernizando a Ressacada e o Centro de Formação de Atletas (CFA), subiu pra Série A em 2008, foi o responsável pela melhor campanha de um clube catarinense na elite do futebol nacional quando chegamos em sexto lugar em 2009 e esteve à frente da melhor campanha de um clube do estado em uma competição internacional, quando avançamos até a quarta fase da Copa Sul Americana de 2010.
Em outubro de 2009 eu tive a oportunidade única de bater um papo descontraído com o presidente durante algumas horas. Em parceria com o Rogério Cavallazzi e o Esteves Júnior, fizemos o programa BlueCast (um podcast que no momento está em standby e que contava com transmissão ao vivo e participação direta do público) e neste, o presidente contou várias passagens do dia-a-dia à frente do maior clube de Santa Catarina. Para matar a saudade, as três partes do programa estão disponíveis: parte 1, parte 2 e parte 3.

Fábio Trierveiler, João Nilson Zunino, Esteves Júnior e Rogério Cavallazzi na edição 7 do BlueCast
Arte e foto: Esteves Junior
O presidente era um cara simples: como costumávamos fazer sempre após os Bluecasts, eu, o Esteves e o Rogério pedíamos comida e aproveitávamos para compartilhar nossas impressões do programa realizado e já com ideias para o próximo. Naquela edição, quando o presidente chegou ao nosso "estúdio", perguntamos se ele queria jantar conosco e ele, muito educado, falou que havia acabado de chegar de viagem e em tom de brincadeira, disse que teria que jantar com sua esposa, senão haveria briga e por isso recusou. Mas ao fim do programa, quando a comida chegou e ele sentiu o aroma no ar, mudou de ideia: não só jantou conosco como repetiu o prato. E durante o jantar, com praticamente meio ano de antecedência, ele nos confidenciou:
- "Peço sigilo, mas para o ano que vem, nós traremos o Sávio pra Ressacada. O plano é que ele jogue um ou dois anos e depois disso, entre para a diretoria avaiana."
A nossa empolgação com uma contratação desse porte foi gigantesca. De fato, Sávio foi contratado na temporada seguinte, mas infelizmente, não teve um rendimento tão bom dentro dos gramados e o plano de Zunino precisou ser encurtado. Assim era o presidente: um cara simples e que sem cerimônias, compartilhava a intimidade dos bastidores da Ressacada com todo e qualquer torcedor avaiano.
João Nilson Zunino era um cara do bem, sem a maldade que o futebol precisa e até mesmo por usa inocência, falhou algumas vezes, colocou dinheiro do próprio bolso em outras, mas conquistou o sucesso à frente do Avaí Futebol Clube. Como presidente, o critiquei por diversas vezes, mas também o exaltei nos seus inúmeros acertos. Como pessoa, do pouco que o conheci, só tenho boas lembranças. Sem dúvidas, uma perda gigantesca para todos nós, mas que deixou um legado inesquecível para a maior torcida de Santa Catarina.
Vá em paz, presidente.
Via ESPNFC

0 comentários:

Postar um comentário