A vulgarização do termo "clássico" em Santa Catarina

Divulgação / Avaí FC
Passado o jogo contra o Guarani, onde o Avaí criou, teve lampejos de bom futebol, perdeu gols feitos, empatou e continua na vergonhosa lanterna, chegamos nas vésperas de mais um Avaí x Figueirense.
Muito me incomoda quando vejo a rede de televisão detentora dos direitos de transmissão do Catarinense 2015, chamar todos os jogos que envolvem Chapecoense, Joinville, Criciúma, Avaí e Figueirense de "clássicos". Na boa: chamar esses jogos de "clássico" é única e exclusivamente pela finalidade comercial.
Em que planeta Chapecoense x Joinville pode ser considerado um clássico?
Tentei encontrar o "critério" adotado por eles: será que consideram clássico quando envolve times que estão jogando ou já jogaram a Série A? Partindo deste pressuposto, imagino que a mesma rede de televisão deve orientar os seus profissionais a chamar São Paulo x Ponte Preta ou Corinthains x São Caetano de clássicos paulistas.
Ano passado, quando o Criciúma foi rebaixado para Série B e o Joinville foi promovido para Série A, será que houve gozação por parte dos torcedores do time da cidade das flores? Claro que não.
Pergunte à um torcedor do Figueirense como foi sua vida em 2008, quando o Avaí subiu e o time do estreito foi rebaixado... Aliás, outdoors são comuns na região da grande Florianópolis.
Mas afinal, o seu time joga clássico ou não?
Como não existe uma regra para quantificar o que significa o sentimento de um clássico, alguns podem afirmar que só é considerado clássico um jogo entre times da mesma cidade. Mas não é tão simples assim, já que estaríamos excluindo o San-São (Santos x São Paulo), ou até mesmo o grandioso Barcelona x Real Madrid.
Mas se não é mesma cidade, porque estes jogos são considerados clássicos e não apenas "grandes jogos"? O que diferencia um Avaí x Figueirense de um Criciúma x Joinville?
Entenda: não estou dizendo que este ou aquele time é menor que o meu. O que me refiro é que o sentimento que envolve a partida de futebol é diferenciado. E muito.
O meu Avaí também joga contra o Criciúma e Joinville. E sim, estes jogos são grandes, atraem mais torcida e são mais aguardados do que jogos contra Metropolitano, Guarani, entre outros ditos "menores". Mas se eu disser que este sentimento diferenciado não chega à 10% do que sentimos em um jogo contra nosso maior rival? Aí talvez podemos começar a mensurar o que diferencia um clássico de um grande jogo.
O torcedor mais antigo do Tigre, sabe bem o que é isso: quando existia um Tubarão x Criciúma, a rivalidade que já existia entre as duas cidades vizinhas, era colocada também nas arquibancadas. Era o clássico do sul do estado.
Ao nobre leitor que ainda tem alguma dúvida, fiz as questões abaixo que podem ajudá-lo a identificar se você participa de um clássico ou apenas de um grande jogo:

  • A primeira coisa que você faz quando sai a tabela do campeonato é ver quando vai ser o jogo contra o seu rival no clássico e em qual estádio será o jogo?
  • A cidade do seu time pára na semana do jogo?
  • Começam as provocações pelo menos uma semana antes do jogo?
  • E depois do jogo, se seu time perde, tem vontade de ficar em casa para fugir das gozações durante uma semana?
  • E se ganha? Passa uma semana inteira fazendo piada com o adversário?
  • Entre ser campeão catarinense em cima do seu adversário ou subir para a Série A, você prefere a primeira opção?
  • Você faz a mesma torcida pro seu time ganhar e pro adversário perder, mesmo que estejam em jogos diferentes, em competições diferentes, com adversários diferentes?
  • Perder para este time é muito pior do que perder para qualquer outro time?
  • Ganhar deste time é muito melhor do que ganhar de qualquer outro time?


Respondeu "não" para pelo menos uma das perguntas acima? Então lamento lhe informar, mas seu time não joga clássicos. Talvez, grandes jogos contra grandes times, mas clássicos, talvez um dia.
Mas fique tranquilo. Torcer para um time que não tem clássicos, não é um demérito, é apenas um acidente de percurso durante a história do seu clube. Seja por decisões dos cartolas do passado, transformando rivalidades históricas em fusões para fugir de problemas financeiros de uma maneira fácil ou simplesmente, por falta de oportunidade.

Afinal, é sempre bom lembrar: fazer parte de um clássico, não é para quem quer reivindicar este título. É apenas para um seleto grupo que tem este direito.
O jogo deste domingo é considerado um clássico por qualquer pessoa em qualquer parte do mundo e não por somente os envolvidos, como acontece entre Criciúma, Joinville e Chapecoense por exemplo. Nenhum outro jogo no estado reúne quase 100 anos de história e rivalidade, tantos títulos somados e as duas maiores torcidas. Avaí e Figueirense é o único clássico de Santa Catarina.
Via ESPNFC

0 comentários:

Postar um comentário