Segue post do blog do João Henrique Areias, que foi contratado pelo Avaí para prestar consultoria em marketing:
"Após 5 semanas convivendo com os colaboradores e a diretoria do Avaí, pude entender como este clube saiu da série B em 2008 e alcançar o sexto lugar no Campeonato Brasileiro de 2009.
Comandados pelo presidente Zunino, empresário de sucesso em Santa Catarina, um grupo pequeno de funcionários e diretores, com garra, desenvolveram projetos que lhes rendeu o Top de Marketing da ADVB-SC 2009. Agora estão buscando um selo de qualidade organizacional, o ISO 9000.
Bem, estamos ajudando a estruturar o Departamento de Negócios (marketing, comercial e comunicação) e criando alguns novos produtos, como o Clube dos 30, que será detalhado no próximo post. Também estamos buscando uma empresa para dar nome ao estádio (naming rights) e o patrocinador máster do clube."
Nota do Blog: No mínimo intrigante. Seguindo este exemplo, podemos citar a Arena da Baixada do Atlético Paranaense, que após conseguir contrato com a Kyocera para dar nome ao estádio, virou Kyocera Arena. É claro que dói pensar que o nome Estádio Aderbal Ramos da Silva poderá mudar para "Patrocinador Master Arena", mas na minha opinião, vindo dinheiro grande e sendo bom para o clube, é uma ação necessária.
Mas uma coisa é certa: nunca deixará de ser a nossa Ressacada.
Este post vi primeiro no blog do Avaí na Globo.com
6 comentários:
Vamos raciocinar de forma lógica. Se virou Aderbal Ramos da Silva, é porque o falecido político deu muito dinheiro ao Avaí. Agora se o torcedor vai deixar de usar o carinhoso apelido de Ressacada, aí é outra história.
Exatamente xará!
Nossa "sorte" é que o estádio do Avaí é mais conhecido pelo seu apelido simpático do que pelo nome de fato. Dessa forma, podem mudar o nome até para "Estádio da Gorete" que sempre será conhecida como Ressacada.
Abraços!
se for pra fazer propaganda politica de graça...vamos fazer propaganda marketeira com dinheiro na caixinha =)
o maior nome na camisa do avai foi PAUTA por um bom tempo...e nunca vi alguem confundir avai por pauta...eheheheh
só espero por reformas no exterior da ressacada...estamos precisando muito...
Perfeito, é bem isso q penso. O nome já não é Ressacada, mas todo mundo fala Ressacada. Batizem com o nome que quiserem, principalmente entrando $$$, a torcida continuará chamando de Ressacada e aposto até que jornalistas também continuarão.
Fejaum,
a Ressacada para os avaianos, nunca deixará de ser Resscada.
O que está acontecendo, é uma grande ação de marketing, já muito utilizada nos Estados Unidos em estádios de Baseball, Basqueste, assim como na Europa nos estádios de Futebol, como o Emirates Stadium, do Arsenal.
O Naming Right, que é o Clube ceder o direito a um patrocinador colocar o seu nome no Estádio, nada mais é do que, esse nome ser usado na mídia, como forma de publicidade para o Patrocinador.
Essa prática é ainda pouco explorada no Brasil, porém como você citou, o Atlético Paranaense usou na sua Arena, que foi por algum tempo usado como Kyocera Arena, sendo assim, um grande meio para os Clubes (principalmente como o Avaí), que não possui cotas de patrocínios gigantescas, ter mais uma fonte de renda.
Grande abraço!
Valeu pelo complemento Pravatto! =)
Abraços guri!
Postar um comentário