Os papéis invertidos do mestre Zunino (por Maria Luiza Gil)

Faz alguns dias que o nosso presidente deu esta infeliz declaração: "Eu sei que temos jogadores que gostam de sair, de se divertir, e isso, na minha opinião, é absolutamente normal. Eles estavam em horário de folga. Tanto que vou tentar manter um dos atletas considerado ‘baladeiro’ para o próximo ano", e não contente com uma só besteira, ele ainda acrescentou: "Uma coisa é certa: eu não quero montar um time de seminaristas".
Quer dizer então que pra jogar no teu time o jogador não precisa manter uma conduta séria, aquela que se espera de um profissional que depende 100% de sua força física pra realizar bem o seu trabalho?
Disciplina é o mínimo que se exige de um funcionário de qualquer empresa, e os jogadores do Avaí são, nada mais, nada menos, que empregados do Avaí Futebol Clube. Além do que, nós temos jogadores que levam a sério seu trabalho, e que acabam trabalhando em dobro pra suprir a falta de forma de seus colegas que se permitem uns excessos.
A torcida, quando abraça o time, busca ser correspondida, espera que os jogadores tenham o mínimo de condições de correr os 90 minutos regulamentares. Com que motivação vamos perder a nossa voz, berrando por atletas que trotam em campo?
O que nosso presidente está apoiando é uma involução do profissionalismo no futebol. É desse pensamento, desse apoio, que os jogadores precisam pra piorar sempre. Enquanto os times grandes investem em infraestrutura, para preparar seus atletas, o Avaí tem que investir em Departamento Médico pra consertar seus atletas. Ora, francamente.
Com a sua permissividade, senhor presidente, em pouco tempo, ao invés de 11 jogadores teremos um grupo de pagode jogando com a camisa avaiana. Afinal, pra que trabalhar seriamente se o teu chefe negligencia suas escapadas de vez em quando? Os verdadeiros profissionais vão dar lugar aos seus protegidos, baderneiros, porque ninguém é tolo o bastante pra trabalhar pelos outros. E enquanto o chefe se ocupa com essas declarações desastrosas nossos melhores jogadores lhe escapam entre os dedos.
Caio recebeu propostas que não podem ser cobertas pela nossa diretoria. Questão de prioridade? Emerson parece que está de malas prontas também. Mas pra quê manter Emersons e Caios se podemos contar com Rudneis e Robinhos?
E nessa vibe de valorizar quem não merece, ficam os baladeiros e se vão os nossos melhores jogadores. Pra que o time mude, e o Avaí cresça, senhor presidente, e preciso querer mudar. Isso começa nas cabeças, a sua, primeiro.
Posso até parecer fascista, mas esses são os ossos do ofício. Toda profissão tem suas privações e os nossos atletas não são melhores que ninguém pra querer regalias. Portanto, fechando o sermão, jogadores:
Não se sintam em casa. O Avaí não é a sua casa, o Zunino não é a sua mãe, e a torcida não é a sua empregada que faz o serviço por você.
O Avaí é a empresa para qual você trabalha, o Zunino é seu chefe, e (grosso modo) a torcida é quem paga o seu salário.
Então, enquanto vocês não jogam o futebol do Romário e Ronaldinho Gaúcho, bora trabalhar porque a vida não está fácil pra ninguém.

6 comentários:

André Gil disse...

Bem nessa!

Eles podem festar agora até o dia 3/1/11, depois e suar e suar e suar....correr e correr e correr...joga e joare muito e mais ainda

Foi um desastre a declaração sim....

A imundície ja esta quase pronto pra 2011 e nós?

Abraços

Anônimo disse...

PESSOAL, ALÉM DE CONCORDAR EM GRAU,EM NÚMERO E EM QUANTIDADE COM A MARIA LUIZA, NO SEU COMENTÁRIO, EU EM VÁRIOS BLOGS APONTEI COMO -D E S A S T R O S A- A DECLARAÇÃO DO PRESIDENTE. TANTO AO APOIO DADO AOS BÊBADOS E BALADEIROS, QUANTO AO NÃO QUERER UM GRUPO DE SEMINARISTAS. É VERDADE, POR VEZES O MELHOR É COLOCAR UM "ZIPER" NA BOCA, E AGUARDAR OS ACONTECIMENTOS PARA COM CALMA MANIFESTAR-SE, AINDA MAIS TRATANDO-SE DE UMA PERSONALIDADE (LOCAL, MAS É). O PRESIDENTE DEU UM -VIVA- A TODOS OS ATLETAS DE FUTEBOL QUE NÃO "ZELAM" POR SUAS CONDIÇÕES FÍSICAS, QUANDO EM MINHA HUMILDE OPINIÃO ELE DEVERIA É DAR UM "BASTA" AO D.M.
JÚLIO RICHARD CÂMARA -RICA-

Eduardo disse...

Pois se ele não quer um time de seminaristas, que tenha um time de profissionais da bola!!

Um time que quando se machuca tenha vontade de se recuperar. Nada adianta tomar anti inflamatório e se entupir de vodka!!

Fazer preparação física e dormir 4h por noite?!?!
Trabalho de força, potência, resistencia??? É... precisa descansar, senão não funciona!!
E o fisiologista, preparador físico, médico do avaí sabem disso, pq os caras são bons!! E o jogadorsabe, só quer mostrar!

ééé....sujou....

VAMO VAMO AVAÍÍ !!

Anônimo disse...

Em horário de folga cada pessoa pode fazer o que quiser. Folga é folga e cada um aproveita do jeito que achar melhor.
Fora isso cada profissional tem que dá o seu melhor é para isso que são pagos e muito bem.
O presidente Zunino para mim deu a entender que folga é coisa pessoal ... eu tbém acho.
Quanto aos jogadores que estão valorizados, não é só o AVAI que perde os seus. O que tem de fazer é procurar substituí-los da melhor maneira possível.
Tete, o Robinho não fica.
Muito frio ai ?
abraços Tio Miguel.

Unknown disse...

Concordo plenamente com Maria Luiza. Na minha opinião, disciplina acima de tudo. Sr Zunino foi 100% infeliz com sua declaração,é lamentável que Zunino apoie esse tipo de conduta e passe a mão na cabeça de jogador irresponsável, que não merece o minimo de credibilidade e nem o respeito da torcida. Este ano de 2010 quase caimos para a segunda divisão, por que será????... Se as coisas continuarem no ritimo de 2010, baladas, bebidas...E um presidente pensando dessa forma, com certeza em 2011 a série B nos aguardará.

123 Campinas disse...

Filha
Concordo com vc, se estes jogadores baladeiros fossem igual ao Romário, Renato Gaúcho e etc que se garantiam em campo mesmo saindo na noite, tudo bem. Foi infeliz o Dr. Zunino na sua declaração. Será que ele quer em seu laboratório um funcionário que é baladeiro (sai a noite) e no dia seguinte quando for trabalhar não renda no serviço? Duvido.
Estamos com saudades
Beijos da sua família
Marcio Luiz Gil

Postar um comentário