Postado por
Fábio Feijão |
terça-feira, 20 de novembro de 2012
|
Marcadores:
2012,
série B
|
0
comentários
Conforme divulgado na Globo.com e em outros meios de comunicação, o presidente da Federação Catarinense de Futebol, Delfim Peixoto (foto), sugere que o Avaí perca para o Criciúma para este ter chances de ser campeão brasileiro da segundona.
Há boatos, aqueles de boca pequena, sem fundamento e sem provas, que como o Avaí está com salários atrasados e que como este jogo interessa muito ao Criciúma, poderia haver um acerto financeiro para que o Leão da Ilha ajudasse seu co-irmão. Ambas as diretorias ganhariam com isso.
Mas convenhamos, hoje o Avaí tem um time desmantelado, enquanto o Criciúma ainda está voando. Uma vitória do Tigre viria ao natural.
Mas se tal absurdo acontecer, também pode, presidente?
Moretto teve muitos altos e baixos no Avaí. Quando Diego chegou, pegou a vaga de goleiros e não dava pinta que iria sair tão cedo. Mas após uma lesão, Moretto ganhou nova chance e não saiu mais do gol azurra. Vem mostrando segurança, qualidade e salvando o Avaí de vários lances claros de gol.
Mas agora, quando finalmente poderíamos pensar em contar com ele para a próxima temporada, a notícia de Fabiano Linhares é que o Ceará quer o Moretto de toda a forma.
Mas fiquem tranquilos, torcedor azurras: podemos contar com a "habilidade de negociação" de Marcelinho Paulista.
Antes mesmo de acabar a série B, parece que o Avaí já começa a cogitar a possibilidade de mudança no comando técnico para 2013. Renê Simões é o nome mais cotado para assumir o clube, o que ao me ver não seria nada ruim para o Leão, que terá que refazer o seu time para 2013, poucas peças irão permanecer na Ressacada. Seria sim um excelente recomeço para uma diretoria que este ano mais errou que acertou, mesmo tendo levado o Campeonato Catarinense 2012. E Émerson Maria, porque saiu já que diferença alguma fez o atual treinador do Leão? Essa é a velha e boa politica interferindo nas coisas que dão certo dentro do Avaí. Não é a primeira e também não será a última vez que isso acontecerá. Para o Avaí serve de lição, para que no ano que vem possamos dar prosseguimento as coisas boas dentro da Ressacada, e deixar os tiros no escuro para o passado. O futebol de 2013 contínua uma incógnita, sem um time efetivamente montado, quem vier terá muito trabalho para botar o Avaí na linha. A verdade é que este ano ficou aquele sentimento de quê essa série B foi uma das mais fáceis que o Leão já disputou, e se tivéssemos planejado e contratado de forma correta, hoje como o Tigre, estaríamos estar comemorando o acesso à série A!
Em Barueri, pela penúltima rodada da Série B 2012, o Avaí é derrotado pelo lanterna da competição por 2x0. Resultado normal, claro. Anormal era o Avaí, com um time mediano (pra não dizer medíocre), depois que de não ter mais chances de classificação, começar a vencer todas. Toca o barco.
Carreirinha
Muito se tem falado sobre a tumultuada tentativa do Avaí em tentar renovar o contrato de Laércio. Mas verdade seja dita: esse guri teve todas as oportunidades do mundo na Ressacada e sempre foi um jogador meia boca. Ainda lembro, como se fosse ontem, logo após o gol dele contra o tricolor do Estreito no Scarpelli (ver vídeo acima), o meu amigo Anderson ainda me fala:
"-Po, tinha que ser logo o Laércio? Agora vamos ter que aguentar ele por mais dois anos na Ressacada."
Sim, compartilhava na mesma ideia que ele. Não aguentava mais ver tantos técnicos insistirem em alguém que não tinha futebol suficiente para um time profissional. Pra mim, era mais uma Marquinhos Rosa, Cedenir e tantos outros que eram "queridinhos da diretoria" e a torcida não aguentava mais. Manda o cara ir pra outra!
Mas logo agora que seu contrato está para vencer, quando o time do Avaí não tinha mais opções de ataque, ele começa a se destacar? Aí nem o dirigente mais incompetente - e disso o Avaí o está cheio - poderia imaginar uma virada de jogo do guri. Mas convenhamos: está muito longe de ser craque. A única coisa que o Avaí precisa fazer, é tentar ganhar algo nas futuras negociações do atleta. E apenas isso.
Nesta semana, foi divulgado o novo Ranking da CBF. Nele, o Avaí figura em primeiro entre os times catarinenses, ocupando a 19ª posição do Brasil.
Estava dando uma olhada no blog EuTambémVouFalar e me deparei com um gráfico que ajuda a fazer uma análise mais detalhada do que aconteceu e do que deve acontecer:
Clique na figura para ampliar.
Neste, fica evidente o grande crescimento do Avaí, justamente no momento em que foi promovido à Série A e também em que foi campeão catarinense. A tendência natural, é que o Avaí permaneça na primeira colocação para o próximo ano e que o Criciúma brigue pela segunda colocação com o Figueirense. Chapecoense e JEC lutam pela "última" colocação.
É claro que um ranking, dependendo dos critérios a serem inventados, não diz muita coisa, mas é sempre bom ver o Avaí se destacando no cenário regional e nacional.
E mais uma vez, o Avaí vence e engata sua quarta vitória seguida na competição.
O resultado em si, é inútil, mas convenhamos que podemos tirar algo de bom disso tudo: Laércio Carreirinha, muitas vezes criticado (inclusive por mim), vem cada vez mais mostrando seu valor. Hoje, acaba sendo nosso principal atacante e vem marcando a cada partida.
O time também está mostrando mais "grupo", maior qualidade coletiva e aplicação tática. O problema é que a grande maioria desses jogadores tem final de seu contrato no fim do ano. Aí, com todos esses problemas extra-campo, salário atrasado e tudo mais, será que os principais valores topariam renovar com o Leão da Ilha para o ano que vem? Essa é será a grande preocupação do "jênio" (SIC) Marcelinho Paulista para as próximas semanas...
Essa pegada que o time demonstrou hoje, contra o ABC, que deveria ter sido a tônica do Avaí neste campeonato da série B, que mesmo sem termos um time brilhante tecnicamente poderíamos estar brigando no G4 se tivéssemos esse "algo mais". Infelizmente essa vontade não apareceu em todos os jogos e os pontos foram sendo perdidos rodada após rodada. Perdemos uma oportunidade, porém o que importa é que o caminho está sendo traçado novamente e para o ano que vem vejo que temos alguns bons valores que podem ser aproveitados para realizarmos o acesso à elite.
Como eu acho inútil comentar sobre um jogo inútil - que diga-se de passagem, depois que o Avaí não precisou mais, começou a vencer fora de casa - fica esta imagem inusitada que tirei do blog do Cainã.
Sim, um torcedor do tricolor do estreito comemorando gol do Avaí, na vitória fora de casa por 2x1 contra o ABC.
Então é assim: caiu pra Série B, a "moda" acabou e o negócio é torcer pro maior de Santa Catarina...