A vulgarização do termo "Clássico".

A definição de clássico, muito claro para mim e para muitos, começou a virar polêmica no Twitter após uma opinião que compartilho do amigo e xará Fábio Machado. Depois, ele acabou fazendo este post, no qual foi muito feliz.
Aí, começou uma discussão à respeito do assunto. Afinal, o seu time joga clássico ou não?
Como não existe uma regra para quantificar o que significa o sentimento de um clássico, a primeira tentativa do xará Fábio Machado, no qual concordei em um primeiro momento, foi afirmar que só é considerado clássico, um jogo entre times da mesma cidade. Mas refletindo, vi que não era tão simples assim. Afinal, estaríamos excluindo o SanSão (Santos x São Paulo), ou até mesmo o grandioso Barcelona x Real Madrid.

Montagem humorística que achei no Facebook.
Mas se não é mesma cidade, porque estes jogos são considerados clássicos e não apenas "grandes jogos"? O que diferencia um Avaí x Figueirense de um Criciúma x Joinville?
Entenda: não estou dizendo que este ou aquele time é menor que o meu. O que me refiro é que o sentimento que envolve a partida de futebol é diferenciado. E muito. 
O meu Avaí também joga contra o Criciúma e Joinville. E sim, estes jogos são grandes, atraem mais torcida e são mais aguardados do que jogos contra Metropolitano, Guarani, entre outros ditos "menores". Mas se eu disser que este sentimento diferenciado não chega a 50% do que sentimos em um clássico, contra nosso maior rival? Aí talvez podemos começar a mensurar o que diferencia um clássico de um grande jogo.
O torcedor mais antigo do Tigre, sabe bem o que é isso: quando existia um Tubarão x Criciúma, a rivalidade que já existia entre as duas cidades vizinhas, era colocada também nas arquibancadas. Era o clássico do sul do estado.
Mas para tentar ser mais, digamos, "científico", fiz as questões abaixo que podem ajudá-lo a identificar se você participa de um clássico ou apenas de um grande jogo:

  1. A cidade do seu time pára na semana do jogo?
  2. Começam as provocações uma semana antes do jogo?
  3. E depois do jogo, se seu time perde, tem vontade de ficar em casa para fugir das gozações durante uma semana?
  4. E se ganha? Passa uma semana inteira fazendo piada com o adversário?
  5. Entre ser campeão catarinense em cima do seu adversário ou subir para a Série A, você prefere a primeira opção?
  6. Você faz a mesma torcida pro seu time ganhar e pro adversário perder, mesmo que estejam em jogos diferentes, em competições diferentes, com adversários diferentes?
  7. Perder para este time é muito pior do que perder para qualquer outro time?
  8. Ganhar deste time é muito melhor do que ganhar de qualquer outro time?

Respondeu não para pelo menos uma das perguntas acima? Vamos lá, seja sincero. Deixe um pouco de lado a paixão, use a razão e faça para você mesmo novamente as perguntas.
E agora? Respondeu "não" para uma delas? Então lamento lhe informar, mas seu time não joga clássicos. Talvez, grandes jogos contra grandes times, mas clássicos, talvez um dia.
Mas fique tranquilo. Torcer para um time que não tem clássicos, não é um demérito, é apenas um acidente de percurso durante a história do seu clube. Seja por decisões dos cartolas do passado, transformando rivalidades históricas em fusões para fugir de problemas financeiros de uma maneira fácil ou simplesmente, por falta de oportunidade.
Afinal, é sempre bom lembrar: fazer parte de um clássico, não é para quem quer reivindicar este título. É apenas para um seleto grupo que tem este direito.

Update:
Em tempo, como bem disse o nobre Rafael Eleutério, do VidAvai:
O jogo de amanhã pode ser chamado de clássico por qualquer pessoa em qualquer parte do mundo. Não por somente os envolvidos, como acontece entre Joinville e Criciúma. Nenhum outro jogo em Santa Catarina reúne 90 anos de história e rivalidade, torcidas tão grandes e tantos títulos somados. Só Avaí e Figueirense.

6 comentários:

João disse...

Criciúma e jec são, na verdade, várias equipes que se uniram quando não conseguiam mais fazer frente ao futebol da capital. Figueirense e avaí sofreram muito por quase vinte anos mas não foram covardes, pois se houvesse fusão dos times de Florianópolis seria até covardia disputar o estadual.

Fábio Feijão disse...

João,

Falou tudo. Nada mais justo que dar o título de clássico a quem sempre lutou na hora das adversidades, ao invés de ir pelo caminho mais fácil.

Abraços!

Anônimo disse...

Só pelo fato de haver uma discussão se eh ou nao classico ja da pra saber q nao eh. rsrs

Enquanto isso, avai e figueirense, indiscutivelmente, eh o unico classico de sc!

Fábio Feijão disse...

Anônimo,

Bom ponto de vista! Tanto não se tem certeza, que uns dizem que é e outros dizem que não é. Mas a única certeza é que clássico em SC é Avaí x Figueirense! =)

Abraços!

João disse...

É isso aí Fabio na alegria ou na tristeza você sempre com o seu avaí e eu com o meu figueira, sem fusão nem confusão. Parabéns pelo blog.

Fábio Feijão disse...

João,

Obrigado! Volte sempre! =)

Abraços!

Postar um comentário