4 motivos para o sucesso avaiano

Porque somos o melhor visitante e temos o melhor aproveitamento pós Copa?
Após a vitória por 3x1 contra a Portuguesa em São Paulo, o Avaí coloca seus pés na terceira colocação da Série B com 30 pontos, apenas um ponto atrás do líder e faltando ainda duas partidas para o término do turno. Com cinco vitórias, uma derrota e um empate, o Avaí é o clube com melhor aproveitamento após a parada da Copa. Além disso, somos o melhor visitante da competição, com cinco vitórias, dois empates e apenas duas derrotas.
Mas isso tudo não veio por acaso. Cito quatro pontos fundamentais para este bom rendimento avaiano:
Preparo fisico
Ainda no começo do mês de junho, uma semana antes de Geninho assumir o Leão da Ilha, o seu auxiliar Ridênio Borges, chegou na Ressacada e foi direto ao ponto: afirmou que os jogadores avaianos estavam mal preparados fisicamente. À partir dalí, o time começou a treinar em dois turnos e os jogadores passaram inclusive a fazer suas refeições dentro da Ressacada, sob acompanhamento de nutricionista. E o resultado disso é ver nossos jogadores correndo até o fim. Na vitória contra a Lusa por exemplo, fizemos dois gols após os 40 minutos do segundo tempo.
Geninho
O respeito de um técnico com passagem marcante em vários clubes do futebol nacional surtiu efeito nos jogadores. Desde o início do ano, o Avaí revezou apostas no comando técnico: tivemos dois auxiliares (Raul Cabral e Emerson Nunes) e dois iniciantes (Pingo e Paulo Turra). Nenhum deles conseguiu formar um padrão de jogo, um time de verdade. E após dois meses de Geninho na Ressacada, finalmente conseguimos o time do Avaí tomar forma.
Ausência de Cléber Santana e Eduardo Costa
Como eu já havia comentado semana passada, o Avaí ficou mais leve sem esses dois jogadores.
A saída de Cléber Santana trouxe três benefícios ao Avaí: dá mais velocidade ao meio de campo, enxuga a limitada folha salarial e também elimina possíveis "ciúmes" de jogadores por este ser o atleta com maior salário do clube. Aliás, acertadíssima a decisão do Avaí de transferí-lo ao Criciúma, afinal, o custo x benefício de CS não estava valendo a pena.
A ausência de Eduardo Costa, este por lesão, foi outro fator que trouxe mais velocidade ao meio de campo avaiano. Os jogadores estão comendo a bola, tentando mostrar serviço para merecer a posição.
Transparência da diretoria
Cada vez mais a diretoria avaiana deixa claro à todos através da imprensa que passa por dificuldades financeiras. Isso inclusive foi um dos motivadores da transferência de Cléber Santana ao Criciúma. E o esforço diário de deixar as contas em dia, mesmo que com poucos recursos, acaba ganhando reconhecimento pelos jogadores. Eles finalmente conseguem ver que agora a responsabilidade é toda deles, dentro de campo.
Mas temos muito campeonato pela frente
Apesar das estatísticas favoráveis, nosso time está longe de ser um time brilhante. Mais do que qualidade, nossos jogadores estão mostrando aplicação tática e se superando na vontade. Também vale ressaltar que o nível técnico desta série B está fraquíssimo, nivelado por baixo. Mas com o pouco que temos, estamos fazendo muito. E é aí que a competência dos profissionais envolvidos dentro e fora de campo fica em evidência.
E neste sábado, que venha o Santa Cruz, na nossa Ressacada!
Via ESPNFC

0 comentários:

Postar um comentário