Com jogador irregular, Avaí fica com pontuação negativa

Presidente Nilton Macedo assume o erro: Avaí deverá perder 6 pontos no Catarinense
Divulgação Avaí FC
Eu já tinha um texto pronto falando que enfim o Avaí venceu sua primeira partida no Campeonato Catarinense (4x3 fora de casa contra o Marcílio Dias), que é vergonhoso a Federação Catarinense de Futebol permitir um estádio sem condições como aquele de Camboriú e que agora a expectativa era confirmar essa melhor fase vencendo suas últimas partidas - incluindo o clássico - para encaminhar a classificação.
Mas eis que na noite de ontem cai uma bomba na Ressacada: na vitória contra o Marcílio Dias, o zagueiro Antônio Carlos do Avaí (aquele mesmo envolvido no episódio de injúria racial) estaria irregular e caso isso se confirme, o Avaí perde 6 pontos, ficando com humilhante -1 (sim, "um ponto negativo") na tabela de classificação.
E não termina por aí: a causa da irregularidade seria simplesmente a falta de alguém da Ressacada "lembrar" de registrar o jogador. É inconcebível e inadmissível um clube de futebol deixar um erro tão grotesto ocorrer. Ainda mais quando este clube está na Série A, ou seja, é um dos 20 clubes mais valorizados do país onde a última Copa do Mundo de Futebol foi realizada.
E vale lembrar que o Avaí é o único clube do Brasil com certificação ISO 9001. E mesmo assim, parece que não tem um simples checklist para conferência da situação dos atletas, um processo bem definido e muito menos orientação à seus colaboradores na boa utilização dos processos internos. Pra que um Sistema de Gestão da Qualidade se nos comportamos pior do que um time amador?
Ah Fábio, mas a ISO fortalece a marca, dá credibilidade e ajuda a captar patrocinadores!
Sim, mas pelo jeito não no caso do Avaí: estamos há 1 ano e 2 meses, ou seja, desde que a atual diretoria assumiu, sem um patrocínio master nas camisas. No primeiro semestre do ano passado, estampamos a Caixa Econômica Federal de forma gratuita, já que houve um problema com as certidões negativas. Já no segundo semestre, foi a vez da Chinesa ICT/Jinggong estampar sua marca, porém sem nunca pagar um centavo ao clube avaiano. Esta foi para a justiça.
Essa falta de habilidade dos dirigentes azurras em fechar novas parcerias pode já estar afetando o dia-a-dia do clube.
Ano passado, quando enfrentamos os problemas de salários atrasados, a diretoria lutou e mereceu elogios pela habilidade de conseguir quitar as dívidas, já que herdou um legado financeiro complicado da gestão anterior.
Mas este ano, salvo algumas dívidas administráveis, o passivo foi zerado e o planejamento foi feito com base na gorda verba da Série A. Assim sendo, atrasos salariais são inadmissíveis. Aliás, não quero nem sonhar com a possibilidade dos atletas avaianos estarem com seus vencimentos atrasados. Se assim for, ao contrário do ano passado, a diretoria é a única e total culpada pelo baixo rendimento no Catarinense deste ano, onde eu não esperava ver o Avaí líder, mas pelo menos lutando pela parte de cima da tabela e não amargurando a lanterna após ser humilhado pelo pequeno Metropolitano em plena Ressacada.
A diretoria avaiana está com dificuldades de fechar um patrocinador master? Que feche oito patrocínios pequenos. Não me importa se jogaremos com um "macacão de fórmula 1" ou um "abadá de carnaval". O que importa são vitórias e títulos!
São muitos erros ao longo dos anos. As vezes, a vontade é de se envolver menos com o clube e virar um torcedor "modinha", aquele que só vai na boa fase, em dia de sol e contra times maiores.
Errar é humano, mas errar muitas vezes é incompetência.
Via ESPNFC

0 comentários:

Postar um comentário