5 razões: o Avaí não cairá para a Série B

William comemora seu primeiro gol após retornar ao Avaí
Jamira Furlani / Avaí FC
Não, o Avaí não é o novo Real Madrid nem vai disputar vaga por título ou libertadores. Nosso campeonato é atingir logo os 45 pontos e não ser rebaixado para Série B do ano que vem. E tenho convicção que atingiremos essa nossa meta este ano. Abaixo, seguem 5 motivos para crer na Série A em 2016:
Peças de reposição
Ao contrário de outros anos, hoje o Avaí tem um grupo de jogadores que vai além dos onze em campo. A ausência de jogadores ditos titulares não afetam o rendimento do time. Mesmo o Avaí sendo o clube que mais tomou cartões amarelos na competição, Kleina consegue alterar jogadores e manter a mesma consistência. Até mesmo a ausência de Marquinhos por lesão está sendo suprida em alto nível por outros jogadores, como Renan Oliveira. No ataque, sai Anderson Lopes, tem William. Sai André Lima, tem Roberto. E o mesmo na zaga: Emerson, Jeci e Antônio Carlos sempre disputando a titularidade.
Sem rachas no elenco
Em anos anteriores, sempre que o Avaí vinha bem, caía uma bomba na Ressacada. Ou era salário atrasado, ou era jogador contra técnico ou diriginte ou até mesmo grupo de jogadores contra grupo de jogadores. Racha no elenco era a receita do fracasso.
Neste ano, com o teto salarial sendo seguido à risca, o Avaí paga seus jogadores em dia (mesmo com a ausência de um patrocínio master). Além disso, o diretor Carlos Arini faz a figura de "agente de crises" no vestiário azurra. É o cara responsável por detectar possíveis focos de incêndio e apagá-los na origem. Assim foi com o atacante Hugo, que após reclamar de ser substituído foi logo "convidado" à treinar em separado. No Avaí, ou jogador respeita a comissão técnica e seus colegas, ou fica de castigo.
Sem estrelas
Ao contrário dos outros times catarinenses na Série A, o Avaí não tem aqueles jogadores ditos "medalhões". Esses, geralmente já consagrados, vem com salário acima dos demais e, por não precisarem mais provar nada a ninguém, é comum que não se esforcem como seus colegas. Receita certa para ciumeiras e fracasso do time.
Um bom técnico
Geninho é um excelente técnico, mas perdeu a mão do time no Catarinense. Todos os indícios mostravam que era um descontentamento geral entre jogadores e treinador. Quando isso ocorre, infelizmente é necessário trocar de técnico, mesmo que esse seja o Guardiola.
Gilson Kleina foi o substituto à altura e aliado ao "trabalho sujo" de Carlos Arini para conter possíveis rachas de elenco ou motins de jogadores, é fundamental para o bom desempenho azurra. Kleina tem o time na mão e é um dos grandes responsáveis pelo desempenho satisfatório do Avaí nesta Série A.
De igual pra igual
Todos estes fatores fazem o Avaí jogar de igual pra igual contra qualquer time da Série A, seja dentro ou fora da Resscada. Destaque para o empate com o Sport (que não fosse a infantilidade do zagueiro Jubal em dar um carrinho por trás dentro da área nos acréscimos, seria uma vitória nossa) e também o empate contra o forte São Paulo no Morumbi.
Exceção é claro, sempre existe, como foi a derrota por 4x1 contra o Atlético Mineiro na Ressacada. Jogo este aliás, que mesmo com o placar elástico, o Avaí não jogou mal: foi o Atlético que jogou muita bola, que sem dúvidas o credencia à disputa do título com o Palmeiras.
Mas é isso aí torcedor. Estaremos durante todo o campeonato alí no meio da tabela, por vezes namorando com a zona de rebaixamento, mas no final do ano, comemoraremos a permanência na Série A.
Via ESPNFC

0 comentários:

Postar um comentário