Pravatto abre o jogo: FIFA e PES, patrocínio e obras

Thiago Pravatto, Coordenador de Marketing do Avaí
Arquivo pessoal
O manezinho da ilha Thiago Pravatto, 31 anos, hoje coordenador de marketing do Avaí, concedeu entrevista exclusiva à ESPNFC, onde fala sobre obras na Ressacada, patrocínio master, a possível presença do Avaí nos games Pro Evolution Soccer 16 e FIFA 16, campanha de sócios e muito mais.
Confira a entrevista:
Como surgiu a sua história no Avaí Futebol Clube?
Sou publicitário com MBA em Marketing. Comecei a trabalhar no Marketing do Clube em janeiro de 2010. De lá para cá muita coisa mudou: comecei como assistente de Marketing e hoje sou o responsável pelo Marketing do Clube. Assim como dentro de campo onde o Clube tem altos e baixos, no marketing também tem, porque quando o Clube disputa a Série A é uma coisa e na Série B é outra, ficamos muito limitados em todos os aspectos e o financeiro é o que mais pesa. Com o retorno à Série A esse ano, conseguimos retomar algumas coisas e colocar em prática o que pensamos e estamos conseguindo os resultados.
Mas minha história no Clube não iniciou quando comecei a trabalhar no Avaí: antes disso eu era torcedor de arquibancada desde criança. Era muito difícil perder um jogo no ano, estava praticamente em todos, e a partir de 2008 fui um dos organizadores das festas na Ressacada, quando surgiu o “Ressacada ON FIRE”. Foram momentos que jamais vou esquecer e agradeço por ter tido a oportunidade de ter feito parte daquilo e de cada um dos amigos que fiz e que me ajudaram na época. Falo isso, porque nada teria acontecido se não fosse o esforço e empenho de todos eles.
Fizemos coisas inimagináveis até para a gente que estava lá, mas as coisas iam acontecendo e nós víamos que era possível, como aquela festa contra o Cruzeiro em 2009, o bandeirão que até hoje a torcida usa no Setor D, que na época era o maior do sul do país, com quase 3.500m² e que custou R$ 25.000,00. Hoje estou do outro lado trabalhando pelo Clube e fazendo sempre o melhor pensando como torcedor e sempre para o torcedor.
Além da "reforma visual" que o Avaí está promovendo com a pintura interna e externa da Ressacada, há algum projeto estrutural no nosso estádio ou CFA previsto para breve? 
Existem alguns projetos para reforma e melhorias tanto na Ressacada, como no centro de treinamento, mas tudo isso depende de algumas parcerias e investidores. Hoje o que está em andamento é a revitalização da Ressacada, que está sendo finalizado a parte interna e já iniciou a pintura da parte externa, o que vai dar uma nova cara para o estádio, deixando ele todo azul e branco.
Quanto a iluminação, está sendo feito alguns testes e estudos, e que em breve deve receber uma melhoria significativa, sabemos dessa necessidade.
E os símbolos do Avaí em concreto que existiam antigamente? Devem voltar pro gramado da Ressacada?
Antes da retirada deles na época para fazer a reforma dos setores C, D e E, foi uma promessa da diretoria na gestão anterior, que o Zunino era Presidente, mas que a atual diretoria sabe e pretende colocar os escudos novamente, que sempre foram uma marca registrada da Ressacada e que a torcida gostava muito. Acredito que essa questão esteja bem adiantada, faltando apenas colocar em prática e também ter recursos para fazer.
Recentemente, percebi um aumento da interatividade do clube com os torcedores através das redes sociais, principalmente pelo Twitter e Instagram. Cada vez mais o Avaí vem evoluindo a utilização desses meios. Quais as novidades que o torcedor pode esperar para os próximos meses?
Hoje o Avaí tem um profissional exclusivo para esses canais e nosso cuidado e atenção com as redes sociais é muito grande. São os principais canais de comunicação do Clube, já que atualmente todo mundo está conectado a internet através dos smartphones, então acaba que conseguimos atingir um número muito maior de torcedores pelas nossas redes sociais, do que pelo próprio site oficial.
Esse profissional além de criar conteúdo exclusivo, ele monitora tudo que acontece na internet, interage com o torcedor, tira dúvidas, enfim, é o local onde conseguimos ter um contato mais rápido e direto com o torcedor.
E o patrocínio master? Vem ou não vem?
Nós sabemos da importância que é o patrocínio máster, assim como também são os demais espaços em nosso uniforme. Apesar de fazer algum tempo que estamos sem o máster, estamos no mercado tentando de todas as formas, não é por falta de vontade e de tentativa, mas o mercado está retraído. Tudo que tem acontecido no país com a economia, faz com que as empresas evitem esses investimentos. Muitas negociações são abertas, mas acabam não se concretizando.
Temos algumas negociações acontecendo nesse momento, algumas mais avançadas e com certeza vamos fechar o máster em breve, quem sabe temos novidades nas próximas semanas.
Soube que a campanha de sócios do Avaí foi um sucesso. Hoje temos quantos sócios em atividade? Qual a meta que o Avaí pretende atingir para não comercializar mais títulos de sócios?
A campanha teve início no dia 1º de maio e desde então estamos tendo o resultado esperado, houve toda uma modificação nos planos e isso foi muito positivo. Atualmente estamos com mais de 9.700 sócios ativos e acredito que nos próximos dias vamos atingir a marca dos 10mil sócios.
Com as cadeiras destinadas a torcida visitante nesse brasileiro, temos aproximadamente 13 mil cadeiras para a torcida do Avaí, então esperamos chegar entre 11 e 12 mil sócios nos planos que o sócio tem direito a entrar no estádio sem adquirir ingresso e o restante será para torcedores não sócios e também para o plano Nação Avaiana que podemos ter um número ilimitado de sócios.
Pro Evolution Soccer 16 e FIFA 16. O que você pode falar sobre esses tão esperados games? Avaí está na jogada?
Estamos conversando com as duas empresas, que são a Konami e a EA Sports, e bem provável que o Avaí esteja presentes nos dois jogos. No Fifa vai depender se os Clubes brasileiros realmente estarão presentes, coisa que no último ano não aconteceu, mas pelo que estamos vendo vai acontecer. Tudo depende de como a EA Sports vai tratar com os demais Clubes.
Quais ações o marketing do clube está preparando ainda para este ano?
Estamos com foco total agora no desenvolvimento da camisa oficial 3, que é o nosso terceiro uniforme e que assim como nos anos anteriores, pretendemos lançar em setembro, próximo ao aniversário de 92 anos do Clube. Então nesse segundo semestre vamos ter o lançamento do terceiro uniforme, além da programação de aniversário do Clube. Muitas ações ainda serão realizadas, temos algumas coisas em andamento, coisas a curto prazo, outras a longo prazo, mas que o torcedor vai ter conhecimento quando forem divulgadas.
Qual a sua visão em relação às mídias sociais não oficiais do Avaí, como blogs, comunidades no Facebook, entre outros?
São importantes. Tudo que tem o intuito de levar a marca e o nome do Avaí são importantes para o Clube. Nesses meios muitas coisas que precisam ser melhoradas são discutidas e estamos sempre atentos para saber o que o torcedor está falando. Muitas das coisas que a gente faz as vezes saem desses canais que o torcedor dá a sua opinião e faz sua crítica. Então não tem como não estar acompanhando sempre de perto e ver a necessidade do torcedor, isso faz com que o torcedor sempre seja atendido e o Clube atenda as suas expectativas.
Via ESPNFC

0 comentários:

Postar um comentário